Cuidados com dieta para emagrecer

Dieta para emagrecer é o principal assunto em revistas, jornais, blogs e redes sociais. Antes de adotar alguma dessas dietas é importante saber os motivos (conceituais) pelos quais acontece o sobrepeso ou obesidade, quais as formas de se evitar, e até mesmo reverter o processo. Sim, é possível reverter o processo, tanto do sobrepeso quanto da falta de saúde, ocasionados por uma dieta desregrada.

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Veja abaixo as principais coisas que você deve levar em consideração antes de escolher uma dieta para emagrecer ou para recuperar a saúde.

Dietas que restringem nutrientes emagrecem, mas levam sua saúde embora

Uma dieta hipocalórica que não contenha os nutrientes necessários ao funcionamento correto do nosso corpo pode desaguar em anorexia ou bulimia.  Há casos amplamente divulgados na mídia de pessoas que se utilizaram de dietas restritivas para emagrecer que acabaram levando a problemas graves de saúde e até mesmo à morte.

O que deve ser evitado em uma dieta para emagrecer

Dietas que pregam que você pode comer o que quiser e ainda assim, emagrecer – já viu isso por aí? Aposto que sim. Essas afirmações são falácias e devem ligar imediatamente o seu “desconfiômetro”. Uma nutrição adequada implica aprendizado. É preciso operar mudanças em seu estilo de vida (já que se o atual fosse bom, você não estaria precisando emagrecer). A redução de peso de forma permanente só acontece quando as mudanças nos hábitos são de forma permanente, óbvio. Porque o emagrecimento é consequência, ou, efeito colateral, da mudança de hábitos. Sendo assim, para manter o emagrecimento não basta adquirir novos hábitos alimentares. É preciso mantê-los.

A melhor dieta é a que contempla os três macro nutrientes principais: carboidratos, proteínas e gorduras

Existem programas de emagrecimento que ensinam a mudar os hábitos alimentares sem muito sofrimento, pois, combinam os ingredientes necessários ao bom funcionamento do organismo e ideais para o propósito de perda de peso. Tais programas podem ser utilizados tanto por pessoas que levam uma vida comum – como eu e você – quanto por atletas. A diferença está tão somente na quantidade dos alimentos.

Regras básicas para uma alimentação que emagrece

Por mais que elas pareçam conversa fiada, não são. Para que você consiga um emagrecimento consistente e duradouro, vai ter que observar, diariamente, estas 3 regrinhas principais:

  1. Corte o açúcar da sua dieta:quanto mais você cortar, melhor. Inclusive os carboidratos simples (amidos). Essa regra parece cruel, mas é a principal. Sem isso, não vai haver emagrecimento. Eliminando os açúcares, você vai manter estável o seu nível de insulina. Hoje já sabemos que o que engorda, realmente, são os picos de insulina e que eles são desencadeados pela ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico (açúcares).
  2. Inclua em todas as refeições proteína e verdura: No máximo um carboidrato complexo. Exemplo: Tire a macarronada, coloque espaguete de abobrinha; tire o pão branco, coloque um pãozinho feito com farinhas integrais; tire o pudim da sobremesa, coloque uma fruta com casca(como goiaba, maçã, pera), ou 3 colheres de abacate ou 1 pedaço de coco. As demais, embora sejamsaudáveis, devem ser evitadas por serem ricas em frutose, que também desencadeiam picos de insulina. Para emagrecimento aconteça mais rápido.
  3. Arrume um exercício para fazer:Eliminando os carboidratos você vai emagrecer sem precisar fazer exercício. Mas, nosso corpo precisa de movimento. Caminhe, pule corda, pedale, suba escadas. Qualquer coisa. Mas, dê um jeito de sair do sedentarismo. Seu coração vai agradecer muito.

Seguindo essas dicas você terá muito mais chances de alcançar o sucesso duradouro em sua dieta para emagrecer.

 

Livro Emagrecer De Vez. É POSSÍVEL SIM!

Natália Palucio

Blogueira, Geek e nutricionista no dia a dia, aqui é onde posto dicas de alimentação, moda, saúde, dieta, comportamento, beleza e etc... Não perca meus próximos posts!!!

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