Prisão de Ventre na Gravidez

Sabemos que a prisão de ventre é muito comum nas pessoas e em sua maioria as do sexo feminino. Outra curiosidade também é que isso é comum pelo menos na metade das mulheres no período da gravidez. Isso porque as alterações no organismo materno são decorrentes de modificações gerais e locais, que induz uma série de adaptações fisiológicas, atribuídas aos hormônios da gravidez e a pressão mecânica devido ao aumento do útero e de outros tecidos.

Prisão de Ventre na Gravidez

Sintomas e cuidados específicos.

A prisão de ventre na gravidez aparece porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Dentre os sintomas mais comuns durante o período da gravidez são os aparecimentos das cólicas, inchaço, rigidez abdominal, apresentando também certo desconforto abdominal. Para que isso venha a amenizar, é necessário que a gestante tome bastante água, faça exercícios específicos para gravidez indicados pelo profissional de saúde, também não deixar de se alimentar direitinho com alimentos ricos em fibras e procurar alimentar-se nas horas certas, comer bastantes frutas, legumes e verduras.

Saiba que suplementos vitamínicos que contenham ferro podem não ser totalmente eficazes e com isso poderá piorar a situação. Na dúvida, em sua consulta não deixe de fazer esses questionamentos com o seu médico. Uma vez que, na dúvida, não siga orientações por si ou por pessoas que não tenham conhecimento. Qualquer outro tipo de medicamento só deve ter orientações e prescrição médica. Gravidez é um período em que se modifica totalmente a sua fisiologia e é necessário cuidar bem de sua saúde e assim ter uma excelente gravidez.

Tenha sempre certeza do que você está ingerindo para que isso não venha causar danos a sua saúde. Não tome laxantes sem falar da utilização dele para seu médico. Existem produtos ricos em fibras solúveis, mas, antes de procurar tenha um diálogo com seu obstetra e obtenha informações nas quais o uso deles vão contribuir para você. Faça caminhadas, freqüente uma hidroginástica, ioga ou natação, tudo isso sem excesso e com orientações de profissionais. Com isso sua disposição aumenta e ajuda combater a prisão de ventre.

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Natália Palucio

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