Mulher Mais

Dieta da Proteína Emagrece!?

Dieta da proteína

A dieta da proteína é um tipo de dieta que tem por base duas orientações:

  1. Priorizar a ingestão de alimentos ricos em proteína, como ovos, carne e peixes;
  2. Eliminar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, especialmente os carboidratos simples, como pão e macarrão brancos.

Por que a dieta da proteína emagrece

O metabolismo humano é uma máquina que trabalha com base em conceitos complexos. Mas, o necessário para que você compreenda porque a dieta da proteína emagrece é bem simples: O nutriente principal para a fabricação de energia pelo nosso corpo é o carboidrato. Na falta dele, o organismo busca, na energia acumulada em forma de gordura, o combustível para gerar essa energia. E quando você priva o seu organismo dos carboidratos, é exatamente isso que ele faz. A ausência do carboidrato faz com que seu organismo queime mais rapidamente as gorduras, levando ao emagrecimento rápido, mesmo com o mínimo de esforço físico.

Como seu corpo reage à falta de carboidratos

No início a maioria das pessoas sente alguma fraqueza, mas, tão logo seu organismo se habitue à nova dieta e os níveis de insulina e glicose vão se ajustando, seu organismo passa a funcionar com esses níveis mais baixos.

Versões da Dieta da Proteína

A ingestão de gorduras saturadas só deve ser evitada por pessoas que já estejam com níveis de colesterol acima do normal. Aos demais, não há necessidade de se preocupar. Para que o rim dê conta de metabolizar tanta proteína são indispensáveis 2 litros de água diariamente.

  1. Fase Ataque: 7 dias onde o carboidrato fica totalmente de fora da alimentação. Não são permitidas nem ao menos os vegetais folhosos. Alguns alimentos são permitidos com moderação, como por exemplo os ovos (2 unidades por dia), farelo de aveia (1 ½ colher por dia de manhã), farelo de trigo (1 colher de sopa por dia para quem tem prisão de ventre).

Esta é a fase mais difícil para os que estão começando, pois, a mudança brusca de alimentação causa alguns desconfortos no corpo, como por exemplo, fraqueza, tonturas, dores de cabeça e desânimo. Isso acontece nos dois ou três primeiros dias, até que o organismo se adapte. A partir daí, o corpo já terá entrado em cetose, já estará mais habituado à nova dieta e o emagrecimento tem início. Os desconfortos começam a desaparecer, mas por causa da produção de acetona, um mal hálito se instala e deverá perdurar enquanto se estiver ingerindo somente proteínas. Na fase Ataque, o único exercício físico permitido é uma caminhada leve e é possível se eliminar até 3 quilos na semana.

  1. Fase Cruzeiro: Nesta fase os carboidratos complexos serão introduzidos lentamente. Isso será feito em dias alternados, ou seja, um dia de ingestão de proteína pura (como na fase Ataque) e outro dia de ingestão de proteína pura mais vegetais folhosos e carboidratos complexos de baixa caloria como por exemplo, a abobrinha. Como os carboidratos estão retornando à dieta, o emagrecimento passa a ser mais lento. Dá para emagrecer 1 quilo por semana na fase Cruzeiro. Esta fase se estenderá até que você tenha eliminado todos os quilos necessários. O farelo de aveia deve ser mantido pois ele garante a quantidade de fibras necessárias para o correto funcionamento dos intestinos.
  1. Fase Consolidação: Nesta terceira você já terá alcançado o peso desejado, mas, ele ainda é instável. Para que seu organismo se adapte a esta nova realidade, a fase consolidação se estenderá por 10 dias para cada quilo eliminado, ou seja, se você eliminou 12 quilos, a fase consolidação deve ser de 12 quilos x 10 dias = 120 dias. Esses 120 dias serão divididos em duas partes durante as quais novos alimentos serão introduzidos. Nesta fase você retomará o consumo de carboidratos, pães integrais, queijos e frutas. E terá direito à refeição de gala. Mas, um dia da semana será de proteína pura, como na fase Ataque. É esse dia que vai garantir a manutenção do seu peso.

Primeira parte da fase Consolidação 60 dias:  Na primeira parte da fase Consolidação você vai introduzir 1 fruta por dia, 1 porção de feculentos (batata, arroz, etc.,) por semana e 1 jantar de gala por semana.

Segunda parte da fase Consolidação – 60 dias: Na segunda parte da fase Consolidação você terá direito a duas frutas por dia, duas porções de feculentas por semana e duas refeições de gala por semana. Mas, atenção: as refeições de gala não devem ocorrer no mesmo dia e devem ser separadas pelo o dia da proteína pura. Por exemplo, se o seu dia da proteína pura for na quarta-feira, você poderá fazer uma refeição de gala na segunda ou na terça-feira e a outra somente a partir de quinta-feira. Dessa forma você vai assegurar que o seu peso não volte.

Refeição de Gala: Escolha uma das opções (café da manhã, almoço ou jantar) para compor sua refeição de gala. Não há restrições para esta refeição e você pode incluir sobremesa, 1 taça de vinho ou 1 lata de cerveja. Capriche na porção porque ela não poderá ser repetida. Esta é a única condição.

Frutas: Qualquer fruta exceto banana, cereja e uva. A porção equivale a uma fruta média (laranja, maçã) ou fatia média (melão, mamão).

Pão integral: Duas fatias por dia;

Queijo: Está liberado 40 gramas por dia, de preferência os magros.

Feculentos: 220 g de feculentos cozidos integrais ou 125 g de feculentos refinados. Prefira os integrais e consuma a porção permitida numa única refeição.

Farelo de Aveia: Continue com 2 colheres e meia por dia.

  1. Fase estabilização: Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns. Você está a um passo de se livrar do sobrepeso e do efeito sanfona para o reto da sua vida. Nesta fase de estabilização serão introduzidos os alimentos que você quiser, com cuidado. Esta fase acompanhará você para o resto da vida.

Há 3 regras simples que você deve incorporar à sua rotina: consumir 3 colheres de farelo de aveia todos os dias; fazer pelo menos 20 minutos de caminhada todos os dias e utilizar escadas sempre que possível; um dia de proteína pura por semana.

Estas são as diretrizes da Dieta Dukan. Caso você queira se aprofundar na dieta. o livro “Eu não consigo emagrecer” do Dr. Pierre Dukan esmiúça todos os pormenores e explica o porquê da Dieta Dukan funcionar tão bem.

Lembre-se que cada organismo é diferente do outro e a visita a um médico ou nutricionista é importante antes de começar alguma dieta para que sua saúde não saia prejudicada.

Rate this post
Sair da versão mobile