Emagrecer com Saúde
Enganam-se quem pensa que emagrecer é só uma questão de estética. Muitas pessoas ainda acham que a cirurgia de obesidade é o caminho mais curto para o corpo perfeito. Não se deve operar se a questão for estética. A obesidade pode desencadear diversas doenças como insuficiência cardíaca, diabetes e hipertensão arterial, um caminho rápido na perda da qualidade de vida.
Estar muito acima do peso acaba pondo em risco sua vida. Ou seja, é preciso ficar de olho nos ponteiros da balança, mas sabemos que para isso é preciso ter muita disciplina e força de vontade. Mesmo porque, manter o peso controlado e uma tarefa difícil, pois além dos fatores ambientais, dependemos ainda da nossa genética, do equilíbrio metabólico do organismo, da educação, da interferência da família, dos hábitos socioculturais e psicológicos.
E é justamente por isso que o tratamento cirúrgico vem se mostrando a única forma de controlar uma doença fatal, uma ferramenta disponível da ciência para evitar uma morte desnecessária e precoce. A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, não possui nenhum caráter estético, mas sim, terapêutico, profilático, de doenças que estão associadas ao excesso de peso.
São candidatos ao tratamento cirúrgico os pacientes com obesidade há mais de 2 anos, já ter sido submetido aos tratamentos clínicos habituais e não ter obtido sucesso. Os pacientes devem antes passar por uma avaliação médica nutricional e psicológica para depois ser escolhida a técnica mais indicada para cada caso.
Para que o sonho de emagrecer não se torne um pesadelo é preciso escolher um lugar que ofereça uma equipe especializada e todos os recursos necessários. Vale lembrar que a cirurgia é o início de um tratamento. Recuperar a autoestima, poder comprar as roupas porque gosta e não porque cabe, cruzar as pernas e amarrar o sapato sem esforço são as verdadeiras vitórias.