Nova Dieta da Proteína – A Escada Nutricional
Recentemente chegado ao Brasil, o novo livro do Dr.PierreDukan, LéescalierNutritionnel – Le deuxième front –(A escada Nutricional – segunda frente) traz modificações importantes na famosa Dieta do Dr. Dukan, a Dieta da Proteína Magra.
Nessa nova forma de se fazer a Dieta Dukan, as dificuldades que acompanham uma restrição severa de carboidratos foram minimizadas. Já no primeiro livro, o Dr. Dukan afirmava que o período de escassez de carboidrato não precisava ser necessariamente de dias. Segundo o Dr. Dukan, quando se ingere, ainda que por um período de horas, só a proteína, nesse espaço de tempo o corpo se obriga a utilizar as gorduras armazenadas como forma de energia.
E é baseado nesse conceito que o Dr. Dukan desenvolveu sua nova dieta, a “Escada Nutricional”. Nesta dieta, a restrição de carboidratos se concentra no primeiro dia, seguido por inclusões de carboidratos leves, a cada dia, até que se chegue ao domingo, o ápice da dieta, que ele chama de Dia de Gala. Com essa nova forma de se fazer a Dieta Dukan, o Dr. Pierre pretende ganhar a atenção daquelas pessoas que não conseguiam fazer a Dieta Dukan convencional por considerarem-na restritiva demais. A diferença é que no caso da Escada Nutricional, o emagrecimento é mais lento que na dieta convencional. Mas, segundo o Dr. Dukan, dá para emagrecer 1 quilo por semana.
A Nova Dieta Dukan minimiza os sintomas da restrição brusca de carboidrato
O grande trunfo da dieta da proteína é não passar fome. No entanto, o corpo reage à escassez de carboidratos com dores de cabeça, tonturas e falta de energia. Com a Nova Dieta Dukan – Escada Nuricional esses efeitos são minimizados, já que a restrição maior fica só no primeiro dia. Aliás, uma das características principais da Escada Nutricional é que ela tem que ser iniciada na segunda-feira, que corresponde ao período PP (Proteína Pura) da dieta convencional. A nova dieta Dukan alia as restrições alimentares ainclusões de exercícios físicos de forma crescente, para evitar que o organismo armazene os carboidratos em forma de gordura.
Esta é o terceiro tipo de Dieta da Proteína
Com esta versão, são três tipos de Dieta da Proteína: a do Dr. Atkins, que incentiva o uso de todo tipo de proteína e gorduras; a Dieta Dukan (convencional) que proíbe a ingestão de gorduras e prioriza as proteínas magras; e a nova Dieta Dukan – Escada Nutricional, que nada mais é do que a Dieta Dukan mais light, digamos assim. Cada dia da “Escada Nutricional” corresponde a uma fase da Dukan tradicional. Veja abaixo como ficou a nova estrutura da dieta.
1º dia – Segunda-feira: Corresponde à Fase de Ataque, na qual só se deve ingerir Proteínas magras;
2º dia – Terça-feira: Corresponde à Fase Cruzeiro, na qual acrescenta-se às proteínas magras, legumes e verduras de baixo índice glicêmico;
3º dia – Quarta-feira: Corresponde à Fase de Manutenção, na qual é possível inserir uma fruta por dia (com exceção de banana e uva);
4º dia – Quinta-feira: Como na Fase de Estabilização pode-se acrescentar 1 fatia de pão integral por dia.
5º dia –Sexta-feira: Além de todos os alimentos permitidos nos dias anteriores, acrescente uma fatia de queijo de gordura média;
6º dia – Sábado: Neste dia pode-se incluir uma porção de carboidrato (arroz, macarrão ou batata).
7º dia – Domingo: Dia de Gala. Neste dia, além de tudo o que já consumiu no sábado, acrescente 1 taça de vinho e 1 sobremesa. A refeição de gala pode ser consumida no almoço ou no jantar, com uma única restrição: a porção de carboidrato não deve ser somada à refeição de gala. Ou seja, se a refeição de gala for no almoço, o carboidrato fica para o jantar.
O cardápio da Nova Dieta Dukan Escada Nutricional não é monótono e isso é um fator que muitos nutricionistas consideram de sucesso numa dieta. Se a promessa da dieta se cumprir, ou seja, eliminar 1 quilo por semana, esta dieta pode repetir o sucesso da Dieta Dukan, só que, desta vez, com muito mais adeptos.
2 Comentários