O melhor sapato para seu pé?

O melhor sapato para seu pé?
Deixe seu voto!

Nem salto alto e nem sapatilha: cada tipo de pé precisa de um tipo de calçado. Descubra qual é o seu tipo de pé.

Calos, bolhas, cãibras a até dores que você sente nos joelhos. Tudo isso e muito mais pode ser resultado daquele salto alto que você não tira do pé ou daquela sapatilha baixinha, nota zero no quesito amortecimento. O ortopedista do Hospital Samaritano de São Pauo, Marcio Freitas, é categórico quando afirma que “boa parte das lesões dos pés está associada ao uso incorreto de sapatos“.

E o pior: pode até ser que você use sapatos confortáveis e macios, mas talvez eles não sejam o modelo mais adequado para o seu pé. Sim você leu tipo de pé.

Acontece que cada um de nós tem o próprio estilo de arco ou curvatura do pé. O tipo de pisada também varia, porque cada um tem a sua. Isso tudo combinado resulta em três tipos de pé: o pé com pisada da supinada e arco alto, o que tem pisada pronada com arco baixo e aquele de pisada neutra com arco normal.

Descubra em qual categoria seus pés se encaixam para poder comprar os sapatos certos e evitar aqueles problemas que são, no minimo, bem chatos. Aprenda também alguns exercícios bacanas para a saúde dos pés, além dos mitos e verdades sobre o uso do salto alto. Seus pés merecem carinho!

Espie sua pegada na areia

tipo-de-pisada

tipo-de-pisada

Parece um Carimbo: Pronada

Quem tem esse tipo de pisada possui o arco do pé baixo, ou seja, plano. Na areia, sua pegada parece mais um carimbo: é fiel ao seu pé! Ficam marcados calcanhar, meio do pé, lateral e dedos. Ao contrário da pisada supinada, esta é mais flexível e menos rígida, dura.
Calçado Ideal procure sapatos que proporcionem estabilidade ao andar. ” Se for usar saltos, opte pelos quadrados, largos. Se tiver plataforma, melhor ainda”, explica o ortopedista. O tênis deve ser rígido e seus pés devem ficar bem encaixados nele, estável.
ATENÇÃO A parte interna dos joelhos e o alinhamento dos pés ficam comprometidos quando se usa um sapato instável, que saia do pé. Alongo prazo, isso pode causar problemas como artrite e joanete.

 O melhor tipo: Neutra

Eis aqui o tipo ideal de pisada. O pé que tem pisada neutra possui uma curvatura normal significa que, na areia, ficam marcados calcanhar, lateral e dedos. “É o melhor tipo de pisada, pois não é rígida nem flexível demais, é o meio-termo”, dizem os especialistas.
Calçado Ideal Não há restrições na hora de escolher. Opte pelos mais confortáveis, incluindo os saltos. Se você se sentir bem com um salto fino, por exemplo! O tênis deve ajudar a amortecer e a estabilizar a pisada sem ênfase em nenhuma das duas funções.
ATENÇÃO Apesar de você ter uma pisada privilegiada, não deve abusar no uso de saltos altos. logo abaixo vou falar como os saltos podem prejudicar sua saúde, independentemente do tipo de pisada.

Pisada Dura: Supinada

Aqui a curvatura de pé é mais alta. A marca deixada na areia mostra apenas o calcanhar e a lateral dos pés. “Quem tem este tipo de pisada anda com uma pequena área dos pés”, explica o especialista. Segundo os especialistas, está pisada precisa ser amortecida com calçados flexíveis.
Calçado Ideal Confortável. Se precisar, use palmilhas. Excolha tênis com bom sistema de amortecimento (Com Molas). Até salto fino dá para usar. O especialista diz que ” a pisada dá estabilidade” mas faz uma ressalva: os dedos ficarão sobrecarregados.
ATENÇÃO Quando não está amortecida a pisada sobrecarrega as coxas e parte lateral dos joelhos, além de facilitar inflamações dos tecidos de revestimento da planta dos pés. Tudo porque a tenção não é distribuída.

VERDADE E MENTIRAS SOBRE O SALTO ALTO

Apesar de Bonito e Elegante, o salto gera polêmica. Conheça mitos e verdade sobre ele!

SEM PROBLEMA USAR SALTO ALTO TODOS OS DIAS
MENTIRA
: “O peso do corpo fica todo concentrado nos dedos dos pés. Isso causa bolhas, dor, e pode deformar os dedos”, explica o especialista. Solução: varie! Se você foi trabalhar com um salto muito alto num dia, opte por um modelo mais baixo no dia seguinte. A prática faz com que a musculatura fique num estágio intermediário, não tão prejudicada. Lembre-se: o salto ideal deve medir até 5 cm. Use-o, no máximo, seis horas por dia.

USAR SALTO PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA SAÚDE 
VERDADE:  “As lesões no calcanhar e no tendão de Aquiles podem ser beneficiadas a curto prazo com o uso do salto baixo. Isso porque o salto joga o peso para o ante-pé e reduz a carga do calcanhar”.

 OS MODELOS DE BICO FINO SÃO MAIS CONFORTÁVEIS
MENTIRA:  Prefira sempre os que têm bico e salto quadrados, pois oferecem mais estabilidade e conforto. Outra boa opção são aqueles que têm plataforma.

SALTO CAUSA VARIZES
VERDADE: A flexão da ponta dos pés prejudica a circulação e potencializa a tendência para varizes. O salto muda a musculatura da perna, tornando os músculos mais curtos na parte de três e mais longos na frente.

O melhor sapato para seu pé

SEUS PÉS PRECISAM DE CARINHO
Alongamento, massagens e escalda-pés relaxam e revigoram

pes-para-o-alto

PUXA DAQUI, ESTICA DE LÁ
Alongar a panturrilha é um bom hábito para quem usa salto alto com frequência. “No fim do dia, ponha metade do pé sobre o degrau e force a outra metade para baixo. Depois, faça movimento circulares com os dois pés dez minutos”, outro bom alongamento: coloque as mãos na parede, fique na ponta dos pés e estique as pernas para trás.

MASSAGEM MILAGROSA
“Massagear os pés diariamente, depois de um dia de trabalho, ajuda a restabelecer a circulação e age como prevenção contra cãibras e dores musculares”,
DICA: após a massagem, coloque as pernas para cima por cinco minutos.

ESCALDA-PÉS
Chegar em casa e mergulhar os pés cansados em uma bacia d’água quentinha é delicioso. Junte 2 litros de água morna e um punhado de sal grosso numa bacia. Adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de alecrim. Deixe os pés mergulhados por dez minutos.

 Gostou desse Artigo? Compartilhe!!!

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

A Verdade Sobre a Celulite!

Natália Palucio

Blogueira, Geek e nutricionista no dia a dia, aqui é onde posto dicas de alimentação, moda, saúde, dieta, comportamento, beleza e etc... Não perca meus próximos posts!!!

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*