Nova Dieta da Proteína – A Escada Nutricional

Nova Dieta da Proteína – A Escada Nutricional
Deixe seu voto!

Recentemente chegado ao Brasil, o novo livro do Dr.PierreDukan, LéescalierNutritionnel – Le deuxième front –(A escada Nutricional – segunda frente) traz modificações importantes na famosa Dieta do Dr. Dukan, a Dieta da Proteína Magra.

Nessa nova forma de se fazer a Dieta Dukan, as dificuldades que acompanham uma restrição severa de carboidratos foram minimizadas. Já no primeiro livro, o Dr. Dukan afirmava que o período de escassez de carboidrato não precisava ser necessariamente de dias.  Segundo o Dr. Dukan, quando se ingere, ainda que por um período de horas, só a proteína, nesse espaço de tempo o corpo se obriga a utilizar as gorduras armazenadas como forma de energia.

Escada Nutricional Nova Dieta dukan

E é baseado nesse conceito que o Dr. Dukan desenvolveu sua nova dieta, a “Escada Nutricional”. Nesta dieta, a restrição de carboidratos se concentra no primeiro dia, seguido por inclusões de carboidratos leves, a cada dia, até que se chegue ao domingo, o ápice da dieta, que ele chama de Dia de Gala. Com essa nova forma de se fazer a Dieta Dukan, o Dr. Pierre pretende ganhar a atenção daquelas pessoas que não conseguiam fazer a Dieta Dukan convencional por considerarem-na restritiva demais. A diferença é que no caso da Escada Nutricional, o emagrecimento é mais lento que na dieta convencional. Mas, segundo o Dr. Dukan, dá para emagrecer 1 quilo por semana.

A Nova Dieta Dukan minimiza os sintomas da restrição brusca de carboidrato

O grande trunfo da dieta da proteína é não passar fome. No entanto, o corpo reage à escassez de carboidratos com dores de cabeça, tonturas e falta de energia. Com a Nova Dieta Dukan – Escada Nuricional esses efeitos são minimizados, já que a restrição maior fica só no primeiro dia. Aliás, uma das características principais da Escada Nutricional é que ela tem que ser iniciada na segunda-feira, que corresponde ao período PP (Proteína Pura) da dieta convencional. A nova dieta Dukan alia as restrições alimentares ainclusões de exercícios físicos de forma crescente,  para evitar que o organismo armazene os carboidratos em forma de gordura.

Esta é o terceiro tipo de Dieta da Proteína

Com esta versão, são três tipos de Dieta da Proteína: a do Dr. Atkins, que incentiva o uso de todo tipo de proteína e gorduras; a Dieta Dukan (convencional) que proíbe a ingestão de gorduras e prioriza as proteínas magras; e a nova Dieta Dukan – Escada Nutricional, que nada mais é do que a Dieta Dukan mais light, digamos assim. Cada dia da “Escada Nutricional” corresponde a uma fase da Dukan tradicional. Veja abaixo como ficou a nova estrutura da dieta.

1º dia – Segunda-feira: Corresponde à Fase de Ataque, na qual só se deve ingerir Proteínas magras;

2º dia – Terça-feira: Corresponde à Fase Cruzeiro, na qual acrescenta-se às proteínas magras, legumes e verduras de baixo índice glicêmico;

3º dia – Quarta-feira: Corresponde à Fase de Manutenção, na qual é possível inserir uma fruta por dia (com exceção de banana e uva);

4º dia – Quinta-feira: Como na Fase de Estabilização pode-se acrescentar 1 fatia de pão integral por dia.

5º dia –Sexta-feira: Além de todos os alimentos permitidos nos dias anteriores, acrescente uma fatia de queijo de gordura média;

6º dia – Sábado: Neste dia pode-se incluir uma porção de carboidrato (arroz, macarrão ou batata).

7º dia – Domingo: Dia de Gala. Neste dia, além de tudo o que já consumiu no sábado, acrescente 1 taça de vinho e 1 sobremesa. A refeição de gala pode ser consumida no almoço ou no jantar, com uma única restrição: a porção de carboidrato não deve ser somada à refeição de gala. Ou seja, se a refeição de gala for no almoço, o carboidrato fica para o jantar.

O cardápio da Nova Dieta Dukan Escada Nutricional não é monótono e isso é um fator que muitos nutricionistas consideram de sucesso numa dieta. Se a promessa da dieta se cumprir, ou seja, eliminar 1 quilo por semana, esta dieta pode repetir o sucesso da Dieta Dukan, só que, desta vez, com muito mais adeptos.

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

A Verdade Sobre a Celulite!

Natália Palucio

Blogueira, Geek e nutricionista no dia a dia, aqui é onde posto dicas de alimentação, moda, saúde, dieta, comportamento, beleza e etc... Não perca meus próximos posts!!!

Website:

2 Comentários

  1. Aline Affonso

    Eu tenho uma dúvida.. Quantas semanas eu posso repetir a primeira fase?

    • Natália Palucio

      Oi Aline…

      A escada nutricional” pode ser feita até emagrecer tudo o que quiser… É diferente da dieta Dukan tradicional porque na tradicional vc tem que fazer 5, 7 ou 10 dias só de proteína pura para depois passar para as outras fases.

      É bem difícil de manter tanto tempo comendo só proteína. Mas, nessa dieta aqui, a proteína pura é só nas segundas-feiras. O Dr. Dukan já orientava no seu primeiro livro para se fazer um dia de proteína pura por semana para o resto da vida. Então essa nova dieta Dukan pode ser feita por prazo indeterminado, já que não há um período longo de restrição de carboidrato, e sim, somente nas segundas-feiras.

      Você segue a dieta de segunda a domingo e depois começa tudo de novo. Espero ter esclarecido, mas se tiver alguma outra dúvida, é só perguntar, ok?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*