Conheça os Mitos e Verdades Sobre os Sabonetes Íntimos
Você usa sabonete íntimo ou já deixou de usar porque ouviu dizer que este produto não faz bem para a saúde feminina? Os sabonetes íntimos são constantemente oferecidos ao público feminino, estando presente em propagandas televisas e abarrotando as prateleiras das farmácias.
No entanto, o uso dos sabonetes íntimos é um tanto polêmico, uma vez que há ginecologistas que apontam que algumas substâncias deste produto podem prejudicar a saúde íntima da mulher e outros que afirmam que ele é benéfico. Para tirar as suas dúvidas nós iremos falar sobre tudo que você precisa saber sobre os sabonetes íntimos. Conheça abaixo os mitos e verdades sobre os sabonetes íntimos:
1- O Sabonete Íntimo Agride Menos a Região Genital do Que o Sabonete Comum
É verdade que o sabonete íntimo agride menos a região genital do que o sabonete comum. Afinal de contas, este produto foi desenvolvido especificamente para a região íntima da mulher, possuindo menos perfume e apresentando um ph semelhante ao da pele, o que faz com que a substância interfira o menos possível ao entrar em contato com essa área do corpo.
2- O Sabonete Íntimo Não Elimina Odores de Infecções
O uso do sabonete íntimo para eliminar os odores provenientes de infecções é um mito, pois o produto não possui esta capacidade, uma vez que ele é aplicado e age apenas na região da vulva, conseguindo eliminar apenas os odores decorrentes de células mortas e do suor. Para tratar infecções internas é necessário procurar um ginecologista.
3- Os Sabonetes Íntimos Não Alteram o PH da Vulva
Os sabonetes íntimos não alteram o ph da vulga, pois são produzidos com o mesmo ph da pele. Já, os sabonetes comuns podem alterar o ph da vulva porque possuem componentes mais fortes, que visam a hidratação da pele.
4- Sabonetes íntimos Provocam Menos Alergias
É verdade que os sabonetes íntimos provocam menos reações alérgicas porque são produzidos especialmente para a região genital feminina, tendo uma fórmula mais sensível com componentes menos agressivos e com menor potencial alérgico. Mas, caso a mulher identifique alguma alergia é necessário suspender o uso do produto.
5- O Sabonete Íntimo Pode Ser Usado no Período Menstrual
O sabonete íntimo pode e deve ser usado no período menstrual, pois durante estes dias o uso do absorvente favorece o acúmulo de células mortas na região genital, gerando odores desagradáveis. Por isso, o uso do sabonete íntimo faz uma boa higiene e elimina o odor.
6- A Sabonete Íntimo Pode Ser Usado Todos os Dias
O sabonete pode ser usado todos os dias sem maiores preocupações, uma vez que a sua composição não interfere na região genital. Os ginecologistas apontam é que é muito mais saudável usar um sabonete íntimo todos os dias do que os sabonetes comuns, que são agressivos para esta área do corpo.
7- Os Sabonetes íntimos Não Podem Ser Substituídos Por bactericidas
Os sabonetes íntimos não podem ser substituídos por bactericidas, uma vez que este último é desenvolvido para tratar bactérias de superfície da pele e mucosa, logo se forem usados na região vaginal podem eliminar o lactobacilos que protegem e aumentam a proteção desta área.