Academia e Anticoncepcionais
Você já imaginou que tudo o que você faz na academia pode não ter nenhum resultado, ou você percebeu que estava dando um duro danado e não conseguiu sair do 0x0, ou que você a dieta e malhou direitinho, mas nada de ganho muscular e pior, já imaginou se tudo isso aconteceu por que você faz uso de anticoncepcionais?
Mas será se isso é possível, será que os anticoncepcionais podem atrapalhar o emagrecimento e ganho de massa magra e impedir que você tenha aquela tão sonhada barriguinha, ou aquela pernona torneada?
E a resposta é SIM!
Os anticoncepcionais podem reduzir seu desempenho e o seu ganho em massa magra na academia. Isso acontece porque o anticoncepcional faz a liberação de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Muitas vezes, o estrógeno é responsável pelo aumento do apetite e como consequência o ganho de peso, não que ele influencie diretamente no ganho de peso. Já a progesterona no caso da “pílula do dia seguinte” pode estar relacionada com a retenção de líquidos e inclusive prejudicar seu rendimento na academia.
Mas vamos direto ao ponto!
O que acontece é que o anticoncepcional diminui a taxa de testosterona no organismo, o qual é muito importante para mulher, mesmo os valores encontrados sejam de 20 a 30 vezes menores que nos homens. A diminuição desse hormônio na mulher poder gerar a também diminuição da libido, do bem estar, da energia, perda da massa magra, ganho de gordura e perda de massa óssea.
Tem uma forma de mudar isso?
Sim, há!
O ideal é ser acompanhado por um profissional, o qual vai dar a você informações precisas e também indicar reposição de testosterona, se esse for o caso. Uma ideia também é trocar o contraceptivo por um método anticonceptivo!