Importância do Ácido Fólico na Gravidez

Importância do Ácido Fólico na Gravidez
Deixe seu voto!

acido-folico-na-gravidez

Muitas mulheres devem se perguntar o porquê da importância do ácido fólico no organismo, e muitas delas acreditam que devem tomar somente no período da gravidez. Se você pensa assim, pare agora e leia com atenção sobre os cuidados e a grande importância que esta vitamina irá te favorecer.

Mas afinal, o que é o ácido fólico?

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Muitas mulheres acham que essa vitamina serve para engravidar e não conhecem os grandes benefícios que esse medicamento tem. Bem, o ácido fólico ou vitamina B9, nada mais é do que um complemento de vitamina que todas as mulheres devem ter principalmente no período em que está pretendendo engravidar, ou seja, deve já ser tomado muito antes de você programar a ser mamãe. É claro que é de suma importância fazer uma consulta com sua ginecologista e relatar suas dúvidas sobre quais medicamentos você deve tomar enquanto está pretendendo ter uma gravidez, e então, ela irá esclarecer quanto à importância em tomar o ácido fólico.  Ao contrário do que muitas pensam que esse medicamento só deve ser tomado no período gestacional, esse medicamento é mais do que importante tomar meses antes das tentativas de se ter um período gestacional.

Para que serve o ácido fólico?

Conforme já foi relatado, quando se deseja engravidar, uma providência imprescindível é iniciar o tratamento com ácido fólico e tomar diariamente e ininterruptamente até as 12 semanas de gestação. Deve ser consumido antes mesmo da gravidez, preferencialmente 3 meses antes de engravidar, ou logo depois que confirmar que está grávida, pois a divisão celular ocorre nas primeiras semanas de gravidez e é nessa fase que o ácido fólico mais pode ajudar, por isso é tão importante iniciar a ingestão meses antes da gravidez, equilibrando as taxas da vitamina no organismo e preparando-o para a gestação. A composição do ácido é vitamina B9 que irá ajudar a prevenir doenças e especificamente para as futuras mamães, vai agir evitando a má formação fetal (formação do tubo neural e das terminações da coluna vertebral) evitando problemas como o de espinha bífida, anencefalia (feto sem cérebro) e deformações, como lábio leporino.  A orientação é de que as mulheres tomem pelo menos cerca de 400 mcg de ácido fólico por dia.

Quais alimentos podem ser encontrados o ácido fólico?

Em verduras de folhas verdes escura, espinafre, brócolis, suco de laranja, fígado de boi, melão, couve manteiga, agrião, feijão, germe de trigo, gema de ovo, abóbora, cenoura, tomate, cogumelo, ervilha, levedura de cerveja, amendoim, chicória, nozes, castanha, aspargo, arroz branco, abacate, grão-de-bico, etc. Sendo que a melhor forma de consumi-los é ‘in natura’, pois quando cozidos podem perder até 90% da concentração de ácido fólico.

Benefícios de tomar o ácido fólico:

Òtimo para a imunidade: Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, uma série de fatores é necessária, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato.

Aliado do cérebro: Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Segundo estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.

Bom para a pele, unhas e cabelos: Todo o complexo B, incluindo o folato, tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos. O folato ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada. Um estudo de 2013 publicado na revista Subcellular Biochemistry mostrou que o folato protege contra o câncer de pele causado pela radiação ultravioleta.

Bom para as grávidas: Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

Então, consulte seu médico antes de qualquer medicação que tenha dúvida de saber os benefícios que os mesmo podem trazer. É importante está atenta a todas as necessidades que seu organismo precisa durante um período gestacional, pois todo e qualquer cuidado são poucos durante esse período.

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

A Verdade Sobre a Celulite!

Natália Palucio

Blogueira, Geek e nutricionista no dia a dia, aqui é onde posto dicas de alimentação, moda, saúde, dieta, comportamento, beleza e etc... Não perca meus próximos posts!!!

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*